Estilo pet
Como saber se o melhor é castrar seu animal
O procedimento envolve não só a questão reprodutiva, mas também as relacionadas à saúde do animal
Divulgação -
Apesar dos inúmeros benefícios, a castração de cães e gatos ainda gera muitas dúvidas. O receio entre os tutores, na maioria das vezes, está relacionado à falta de informação, já que o procedimento, quando feito de forma correta e por um profissional capacitado, traz muitos benefícios. “A castração é um ato de amor e vai muito além de questões reprodutivas”, explica Jorge Moraes, veterinário e fundador da rede Animal Place. “A cirurgia reduz a transmissão de parasitas como pulgas e carrapatos, diminui doenças e evita tumores - como os das mamas e dos testículos, além de aumentar significativamente a expectativa de vida do animal”, comenta.
O profissional ainda explica que a cirurgia pode ser feita em cães e gatos, machos e fêmeas, tanto em animais mais jovens como nos mais adultos, independentemente da raça. “O procedimento deve ser feito após exames pré-operatórios que atestem que o animal pode ser submetido à cirurgia, realizado de maneira correta e por um profissional capacitado”, alerta. Sobre o pós- operatório, Moraes comenta que o tutor deve tomar alguns cuidados como o uso de roupas cirúrgicas ou colar cervical, que evitam que o animal interfira na cicatrização, além de ministrar de forma adequada a medicação. “O retorno para a retirada dos pontos geralmente é feito após sete dias e, caso perceba alguma mudança de comportamento, deve consultar um profissional imediatamente”, finaliza.
Tipos
Ovariosalpingohisterectomia: cirurgia para a retirada dos ovários e do útero das fêmeas. Procedimento utilizado em gatas e cadelas.
Orquiectomia: inserção cirúrgica para retirar os dois testículos do cão ou do gato.
Preços
O valor da castração depende de uma série de fatores, entre eles estão: clínica veterinária, localização, sexo do animal. Se apresenta um tumor, a castração pode ficar mais cara que o normal.
Além disso, veterinários cobram de maneiras diferentes. Alguns utilizam anestesia geral injetável, outros podem usar a inalatória, que é mais cara. Outra questão é o sexo do animal. As intervenções nas fêmeas geralmente são mais caras que nos machos, pois demandam mais tempo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário